
Capela Nossa Senhora Desatadora de Nós
Capela Nossa Senhora Desatadora de Nós.

Escultura dos Pescadores
Escultura dos Pescadores.

Igreja de Sant'Anna
Igreja de Sant'Anna.

Ilha do Caboclo
Ilha do Caboclo.

Mirante de João Fernandes
Mirante de João Fernandes.

Mirante do Forno
Mirante do Forno.

Orla Brigitte Bardot
Orla Brigitte Bardot.

Ponta do Pai Vitório
Ponta do Pai Vitório: um pouco de história Antes de mais nada, vamos saber quem foi o Pai Vitório: era um padre de origem africana, muito carismático, respeitado e milagroso. Um dia, subiu no topo do morro que hoje leva o seu nome, para ajudar uma embarcação que quase bateu nas pedras. Ele acendeu uma luz que conseguiu iluminar a rota, salvando centenas de pessoas. Além disso, ele ajudava e curava muita gente que vivia na praia rasa. Uma homenagem mais do que merecida!

Ponta da Lagoinha
Ponta do Pai Vitório: um pouco de história Antes de mais nada, vamos saber quem foi o Pai Vitório: era um padre de origem africana, muito carismático, respeitado e milagroso. Um dia, subiu no topo do morro que hoje leva o seu nome, para ajudar uma embarcação que quase bateu nas pedras. Ele acendeu uma luz que conseguiu iluminar a rota, salvando centenas de pessoas. Além disso, ele ajudava e curava muita gente que vivia na praia rasa. Uma homenagem mais do que merecida!

Porto da Barra
Porto da Barra.

Praia Brava
Assim denominada devido à força de suas ondas. Seus 660m de extensão são circundados por costões impressionantes. A praia está dividida em duas partes por uma formação rochosa que se pode atravessar a pé.
A praia Brava é muito badalada por causa das fortes ondas e apreciada pelos surfistas e de infraestrutura gastronômica.
A parte esquerda é ideal para a prática do surf, enquanto que a parte direita é ideal para quem procura um ambiente mais isolado e deserto. A coloração rosada de sua areia indica elevada presença do mineral granada, oriundo das rochas de seu entorno. Rodeada de paredões rochosos e vegetações rasteiras, é praia de mar aberto e ainda conserva a beleza selvagem e recantos aconchegantes.

Praia da Armação
Possui uma das paisagens mais lindas da península, com seus barcos de pesca que lá ficam ancorados!
Além dos barquinhos de pesca, o cenário é ornamentado pela Ilha do Caboclo, bem próxima da orla; e por três belas esculturas em bronze que homenageiam a atriz francesa Brigitte Bardot, os pescadores e o ex-presidente Juscelino Kubitschek. A orla também possui um conjunto paisagístico histórico, com casarios antigos de arquitetura colonial.
Os bancos, decks à beira-mar, bares e restaurantes são ideais para se admirar o pôr do sol.
Seu nome deriva da armação (local onde os barcos utilizados na caça à baleia eram equipados e onde havia o beneficiamento do animal) que funcionou neste local a partir do ano de 1729.
A praia com extensão de 400m contorna toda a Orla Bardot e, na maioria dos trechos, não tem areia. É lá que se localiza o Píer do Centro, de onde saem os barcos de passeios para as praias e ilhas da região e o embarque e desembarque de navios. Também há o Píer dos Pescadores, legado cultural das famílias dos pescadores da cidade e que é utilizado até os dias de hoje para a pesca.

Praia da Gorda
É uma paisagem paradisíaca e ideal para trilhas e passeios ecológicos. Mas vá preparado, pois o local não possui infraestrutura gastronômica. Para acessar, comece pela Vila dos Pescadores na Praça Quilombola e prossiga margeando a praia. Ou se preferir, você pode fazer o caminho começando pela Ponta do Pai Vitório, no sentido contrário.
Esse trecho apresenta relevante vegetação de mangue e restinga. A cor escura de suas águas revela uma grande presença de sedimentos (orgânicos e minerais) transportados e depositados pelos rios Una e São João.

Praia da Ferradura
Por 1,5 km de extensão espraiam-se areias claras e finas que, associado a sua geografia, formam um ambiente perfeito para quem tem crianças, por ser protegida dos ventos e correntes marítimas. É uma praia cerca de hotéis e mansões.
Com águas calmas, azuis e frias é propícia para banhos e esportes náuticos como o wake-board, mergulho, pedalinho e caiaque. Toda a praia possui vastas opções gastronômicas e de apoio e é possível com veículos automotores até bem próximo à praia.
Tem este nome devido a seu formato, onde seus extremos se fecham em forma de ferradura.

Praia da Ferradurinha
Considerada uma das mais belas do país, recebeu este nome por sua semelhança com a praia da Ferradura, só que em menor tamanho, mais precisamente 100m de extensão. Seu acesso é feito a pé por uma rua localizada no lado esquerdo de Geribá. O aprisionamento de suas águas, feito pelas pontas da Boca da Barra e da Ferradurinha, torna suas águas frias e calmas.
A praia é muito utilizada para stand up e caiaque e também oferece infraestrutura gastronômica.
Possui uma linda formação rochosa ao seu redor. Da praia da Ferradurinha é possível acessar a trilha que leva à Praia dos Amores e às Poças da Ferradurinha, onde se encontram piscinas naturais, alimentadas pela água do mar através do choque das ondas com as pedras.

Praia da Foca
Situada entre a Praia do Forno e a Praia da Ferradura, na região conhecida como Saco do Forno, a Praia da Foca é uma pequena enseada, que forma uma espécie de piscina natural cercada por rochedos, com águas mansas e transparentes ideais para mergulho. O acesso pode ser feito até quase a praia, mas há um pequeno trecho a pé até a areia.
A Praia do Foca tem uma área bastante restrita (50 metros de extensão) e uma estreita faixa de areia, que reserva uma bela paisagem, sendo uma das mais belas e ao mesmo tempo uma das mais tranquilas de Búzios. Seu nome se deve a uma foca que apareceu no local há alguns anos.

Praia da Tartaruga
Abrigada entre as pontas da Sapata e da Cruz , a Praia da Tartaruga, com 2km de extensão, possui águas calmas, verdes e mornas, sendo próprias para o banho e mergulho de observação de peixes e corais.
É uma ótima opção para um dia de praia em família, com opções de quiosques e restaurantes e infraestrutura de apoio. Seu acesso é feito por uma estrada pavimentada de aproximadamente 1,5km que parte da Avenida José Bento Ribeiro à esquerda península. Outra possibilidade de acesso é por meio de táxis marítimos.
A enseada da Praia da Tartaruga é ponto de desova de três espécies diferentes de tartarugas marinhas, que deram nome a praia. Possui também escola de stand up, onde muitas pessoas fazem a prática do esporte. O lado direito da praia é área do Parque Estadual da Costa do Sol, portanto, área de natureza intocada.

Praia das Caravelas
Pequena, de mar aberto e águas claras, possui este nome por ter sido porto de Caravelas. A praia com extensão de 141 metros é protegida por ficar dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pau-Brasil. Possui várias caminhadas ecológicas.
A praia possui infraestrutura de alimentação. Para chegar a praia é preciso utilizar a RJ102 no sentido Cabo Frio e seguir a sinalização de entrada na estrada para a praia à esquerda. A estrada não pavimenta, mas em boas condições, leva ao bairro, onde se pode chegar com veículos automotores até quase a praia. Depois é preciso fazer uma pequena descida a pé até a praia.

Praia das Moças
A Praia das Moças se encontra na Ilha Feia e faz parte do roteiro dos passeios de escuna em Búzios. De águas verdes e cristalinas é um ótimo lugar para mergulho livre, onde é possível se encontrar arraias e tartarugas, muito comuns nessa região.

Praia das Virgens
Seu acesso é feito a pé, através das formações rochosas no final do lado esquerdo da praia do Canto ou pelo costão da Praia da Tartaruga.
Vale a pena o esforço para quem deseja obter uma paisagem inigualável de Búzios e um ambiente de privacidade e tranquilidade.
Não possui serviços e infraestrutura de apoio e acesso terrestre com veículos motorizados.

Praia de Geribá
Com quase 2 km de extensão, larga faixa de areia fina e branca, águas frias e agitadas, é ideal para a prática de surf.
A praia também conta com área delimitada para a prática de esportes na areia, no canto esquerdo. É uma praia muito procurada em Búzios e um dos pontos turísticos de maior destaque da cidade. Possui ampla oferta gastronômica.
O nome tem origem indígena. Jeribá ou jerivá é uma palmeira comum na área litorânea, alta e elegante, cujos coquinhos doces e nutritivos fazem a festa das crianças e dos adultos. No canto direito encontra-se a Ponta do Marisco de grande relevância geológica, pois suas rochas com mais de dois bilhões de anos, evidenciam a abertura do oceano Atlântico e a separação entre o continente americano e o africano. A feição atual da Ponta do Marisco resultou de uma atividade extrativa (pedreira) de onde foram retiradas as pedras que originaram a Rua das Pedras no Centro da cidade.

Praia de José Gonçalves
Localizada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pau-Brasil, margeada ao lado esquerdo pela Serra das Emerências, a praia de José Gonçalves, com apenas 100m de extensão, é uma praia virgem. O acesso é feito através da estrada Búzios/Cabo Frio, sinalizado e os veículos automotores chegam muito perto da praia, utilizando, na parte final da estrada, uma via de terá.
Rodeada por rochas, costões e morros recobertos por mata nativa (savana estépica e restinga), possui areia escura e fina, recoberta por inúmeros seixos de diferentes tamanhos e composições, cujo a retirada é PROIBIDA, além das ondas que atraem surfistas.
Por ser uma Área de Proteção Ambiental, criada por meio de Decreto Estadual 31.346 de junho de 2002, a APA do Pau-Brasil é uma área de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica que têm entre seus objetivos assegurar a preservação dos remanescentes da Mata Atlântica, preservar espécies raras, endêmicas e/ou ameaçadas de extinção. Por este motivo é PROIBIDO o desmatamento, a extração de espécies vegetais, a caça de animais e outras atividades que ameacem o equilíbrio deste bioma.
Seu nome vem do traficante de escravos chamado José Gonçalves, que utilizava-se da praia para o desembarque clandestino de negros.

Praia de Manguinhos
Com aproximadamente 8km de extensão, abriga o Píer de Manguinhos, onde é possível acompanhar um belo pôr do sol. O acesso à praia é feito pelas ruas transversais à Avenida José Bento Ribeiro Dantas, em muitos pontos à esquerda da península.
É reconhecida entre os velejadores por suas boas condições de vento, sendo palco da maioria das etapas de campeonatos em esportes de vela. Outro esporte náutico também praticado na praia é o kitesurf.
A praia de Manguinhos recebe este nome em função da vegetação de mangue que existia antigamente ao longo de toda a praia e que, em função do crescimento urbano, encontra-se atualmente restrita a poucos locais. Além do mangue, é possível verificar a presença de restinga, eucaliptos e casuarinas.

Praia de Tucuns
Selvagem, pouco badalada, com dunas e morro verdejantes, possui águas agitadas, azuis e frias. Sua extensão de 2,7 km é revestida de vegetais típicos de restinga que se estende até as dunas
Também em Tucuns foi delimitada a área para a pratica de esportes na areia.
Há opções de quiosques. A praia é muito frequentada por surfistas que buscam tranquilidade e ótimas ondas!
O canto esquerdo da praia é parte do Parque Estadual da Costa do Sol e portanto, área protegida.
Seu nome se deve também a uma espécie de palmeira encontrada na área litorânea, chamada Tucum, de onde são extraídas fibras de suas folhas para feitura de cordas e redes de pesca e de dormir. Sua extensão de 2,7 km é revestida de vegetais típicos de restinga que se estende até as dunas. Seu acesso é feito pelo bairro de Tucuns, pela estrada de Tucuns, ou por uma via entre os bairros Cem Braças e Geribá, ambas com acesso de veículos motorizados.
A praia é também o ponto de aterrissagem dos praticantes de voo livre.
Suas águas limpas, claras e frias são diretamente influenciadas pelas correntes do sul, advindas da ressurgência marinha que aflora em Arraial do Cabo. Este fenômeno é criado quando os ventos de Leste empurram as águas superficiais quentes para alto-mar, fazendo aflorar na superfície marinha as águas frias da corrente das Malvinas, favorecida ainda pelo estreitamente da plataforma continental brasileira, aproximando as águas profundas do litoral. Por ser mais rica em plâncton, os peixes são maiores, de passagem e com frequência predadores.

Praia do Canto
A presença de barcos de pesca oferece um visual da típica aldeia de pescadores!
É uma ótima opção para quem deseja tranquilidade e ao mesmo tempo estar próximo da Rua das Pedras!
Há pouca infraestrutura de bares, barracas ou vendedores, é perfeita para quem quer um banho de mar tranquilo, sem ser incomodado. A praia abriga casas e mansões por quase toda a sua extensão, sendo indicada para caminhadas e mergulho.
Possui este nome devido à lenda do Boitatá que, segundo os mais antigos, passeava pelo meio da praia, forçando os moradores a só passar por lá, pelo canto. As águas são geralmente quentes, calmas e límpidas, a área recebe ventos frequentes que sopram do Leste.

Praia do Forno
Pequena e cercada por rochedos recobertos restinga e savana estépica, a praia do Forno possui águas claras e frias, além de piscinas naturais nos trechos próximos aos costões rochosos, que a torna ideal para a prática do mergulho.
É uma ótima opção para um programa em família! A praia pode ser acessada por via pavimentada, de fácil acesso. É local de prática de esportes náuticos como stand aup, caiaque e mergulho. Na praia, há barracas para consumo
Em sua extensão de 100m a areia, quando aquecida pelo Sol, é de coloração rosada, resultante da elevada presença do mineral granada, oriundo das rochas de seu entorno. Segundo os moradores antigos, seu nome está associado à presença de um forno de uma antiga olaria que existia nesta localidade, embora para outros, esteja associado à temperatura de suas areias.
Suas águas limpas, claras e frias são diretamente influenciadas pelas correntes do sul, advindas da ressurgência marinha que aflora em Arraial do Cabo. As rochas da praia do Forno são metamórficas de origem vulcânica ou sedimentar e foram geradas numa antiga bacia oceânica existente há cerca de 610 milhões de anos atrás, quando formavam o fundo de um antigo oceano já extinto. Há cerca de 500 milhões de anos, movimentos tectônicos promovem o fechamento deste oceano e o surgimento do supercontinente Gondwana, que reuniu as massas continentais da atual América do Sul, África, Austrália, Antártida e Índia, transformando-as metamórficas.
A Praia do Forno está em área do Parque Estadual da Costa do Sol.

Praia dos Amores
A praia é deserta, selvagem e aconchegante, seu acesso é feito a pé (pelo costão esquerdo da praia do canto) ou de barco. Possui este nome por ser muito frequentada por casais. Faz parte dos costões rochosas.
Com águas claras, azuladas e calmas, é ideal para o banho livre e mergulho. Possui espécies de aves migratórias e nativas.

Praia dos Amores 2
Localizada no lado oposto à praia da Ferradurinha, é uma praia, tranquila e aconchegante. Faz parte dos costões rochosos da península. O acesso é feito a pé (através de uma trilha no canto esquerdo da ferradurinha) ou de barco. Possui este nome por ser muito frequentada por casais.

Praia dos Ossos
A enseada tem cenário bucólico, emoldurado por barquinhos coloridos! O acesso pode ser feito por veículos motorizados até o início da Rua da Praia dos Ossos ou por meio aquático, por barcos particulares e táxis marítimos.
Preenchida por barquinhos de pesca, orla arborizada e charmosas casas de pescadores reformadas, a praia em todos os seus 400m de extensão, possui visual de cartão-postal.
Ao lado esquerdo, vemos a linda Igreja de Santa'Anna que foi erguida em 1743 por Brás de Pina e que é a padroeira da cidade. Na parte inferior, ainda no canto esquerdo, podemos avistar também o Iate Club. Da lateral direita da praia, pela rua calçada, sai o caminho que leva às praias Azeda e Azedinha.
Existem duas versões para o nome da Praia dos Ossos. A primeira, e mais amplamente divulgada, é a que seu nome viria das enormes ossadas de baleias, beneficiadas na praia da armação e enterradas neste local. Já na segunda versão, os ossos ali encontrados seriam humanos, originários de índios perseguidos e executados neste local, durante o período de colonização do país, no qual os portugueses (apoiados pela tribo Temiminó) retomam a “França Antártida” em 1575, derrotando os franceses e a confederação dos tamoios (união de três poderosas nações indígenas, Tupinambás, Tamoios e Aimorés) exterminando cerca de 10 mil índios, após 20 anos de batalhas.

Praia Rasa
Possui águas quentes e rasas, sendo uma boa opção para famílias e para praticantes de esportes a vela, como o windsurf e kitesurf, por conta dos ventos que sopram constantemente. A praia é uma das mais extensas de Búzios, cercada por condomínios fechados, pousadas e residências. Abriga uma marina e oferece poucas opções de infraestrutura para alimentação.

Praias Azeda e Azedinha
Consideradas duas das praias mais bonitas do Brasil, a Azeda e Azedinha, com 200m e 50m de extensão, respectivamente, estão situadas entre as praias dos Ossos e João Fernandes, Azeda e Azedinha.
O acesso terrestre deve ser realizado a pé pela rua ao lado direito da praia dos Ossos, subindo uma pequena ladeira, que leva a uma escadaria de madeira que dá acesso à praia da Azeda e a seguir à Azedinha. O acesso pode ser feito também por meio náutico, utilizando-se de embarcações privadas ou táxis marítimos.
Ao chegar, o visitante encontra uma pequena baía de costões rochosos, com pouco declive, cercada de vegetação, com uma praia deslumbrante e vista direta do pôr do sol. As praias formam uma grande piscina de águas cristalinas, tranquilas e mornas, de areia dourada e um mar verde limão. No canto direito, um caminho perto das pedras leva à praia da Azedinha. As praias possuem barracas para atender aos visitantes.
Existe na praia uma antiga mansão de estilo colonial, construída pela família do Eugène Honold, importante personagem da história de Búzios, sendo este um ponto tradicional em Búzios e uma de suas imagens mais difundidas na cidade.
As praias localizam-se dentro da uma Área de Proteção Ambiental criada pela Lei no 086, de 19 de agosto de 1988.
Existem duas versões para os nomes destas praias. Na primeira, o nome se daria em função da cor verde limão de suas águas, já na segunda versão o nome se daria em função da grande quantidade de frutinhas que existiam nesta localidade, cujo sabor teria dado nome a esta praia.

Praias de João Fernandes e João Fernandinho
Situadas na ponta nordeste da Península de Búzios, em frente à Ilha Branca, onde se encontram os costões rochosos da península, possuem uma extensão conjunta de aproximadamente 800m. São frequentadas, principalmente, pelos turistas sul americanos, com movimentação o ano todo.
Possui ampla oferta de serviços gastronômicos e de lazer. O acesso à Praia de João Fernandes pode ser realizado por vias terrestres, em diferentes pontos do bairro de João Fernandes. Já a praia de João Fernandinho, pode ser acessada pelo público geral por uma descida não pavimentada que se inicia ao final do alto do morro direito da praia. A praia de João Fernandinho também possui infraestrutura de alimentação.
Possuem águas calmas, azuis e transparentes, suas areias são claras e finas ideal para banho além da prática de esportes náuticos como mergulho livre, caiaque e stand up.
Existem duas versões para os nomes destas praias. A primeira versão se remete a um português chamado João Fernandes que usava a praia para se defender dos ataques de embarcações estrangeiras. Para a segunda versão, João Fernandes teria sido um homem preso e condenado a morrer no tronco, em 1679, por pescar nestas águas, visto que esta atividade era proibida na região (entre o litoral de Campos e Maricá) por decreto real, que deveria se dedicar exclusivamente à agricultura.

Praia Olho de Boi
Pequena e encantadora. É usada por naturistas como praia de nudismo, por ser de difícil acesso. Está protegida do mar aberto por uma estreita garganta formada de altos rochedos. A extensão desta praia é de apenas 100 metros. O acesso pode ser realizado exclusivamente por uma trilha
De água azul e areias cobertas de conchas e búzios. No lado esquerdo, caminhando-se pelas pedras, chega-se ao “paredão”, local onde as ondas ao baterem nas pedras formam pequenas cascatas.
Possui este nome devido a uma semente vermelha, chamada olho- de-boi, muito encontrada na praia. Não possui infraestrutura de apoio.

Rua das Pedras
Rua das Pedras.

Trilha Brava/Forno
A trilha entre as praias Brava/Forno. O circuito liga duas (02) Unidades de Conservação: O Parque Municipal da Lagoinha e o Monumento Natural (Mona) dos Costões de João Fernandes e Brava. A trilha conta com 1.500m de extensão (1,5 km), está toda sinalizada possibilitando o acesso dos amantes e adeptos do esporte que mais cresce no mundo, o trekking. O circuito liga as praias Brava e Forno, onde os participantes desfrutam do contato com a natureza, de obstáculos, além de apreciarem as belíssimas paisagens que a trilha oferece, tanto dos costões, do alto do morro e das duas praias, com suas areias rosadas

Trilha Canto/Amores/Tartaruga
A segunda fase do Búzios Eco Trail tem 2.000m de extensão (2 km), contetémpla os mirantes dos Amores, Virgens e Tartaruga. O ponto mais alto da trilha é o Mirante da Tartaruga, com 52m de altitude (nível do mar). A trilha ligará as praias do Canto, Amores, Virgens e Tartaruga. O circuito é cercado de mata nativa, costões e mirantes.