
Casa-Ateliê Carlos Scliar
Fundada em 2001, a Casa-Ateliê Carlos Scliar promove as artes como desejava seu mentor e inspirador e possui um rico acervo com obras de artistas renomados. Na Casa funciona também a Oficina-Escola Carlos Scliar, que oferece cursos de desenho, pintura, gravura e cerâmica. Rendendo tributos a Carlos Scliar, grande artista plástico que elevou o nome do país internacionalmente. Sua imagem foi imortalizada em uma escultura, em frente ao Canal Itajuru.

Casa de Cultura José de Dome – Charitas
A Charitas foi construída pela irmandade Santa Izabel, no século XIX , no ano de 1837, para ser uma Casa de Caridade e abrigar crianças abandonadas. O prédio já serviu como asilo e base da primeira Artilharia de Dorso do Exército Brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, abriga o Museu José de Dome e possui exposições fixas e itinerantes, além de programações culturais.

Casa do Artesanato
Espaço localizado no Canal do Itajuru dedicado ao trabalho artesanal local, onde o visitante encontrará peças feitas a mão para levar de presente para amigos e familiares. Contém também uma homenagem às mulheres rendeiras de Cabo Frio.

Convento Nossa Senhora dos Anjos - Museu de Arte Religiosa e Tradicional
Concluído em 1696, ali os Franciscanos sediaram a Ordem Terceira da Penitência. Atualmente abriga o Museu de Arte Religiosa e Tradicional, administrado pelo IBRAM. Possui programação diversificada com exposições itinerantes, saraus e manifestações de cultura popular, além do rico acervo religioso em arte barroca.

Espaço Cultural do Surfe
Maior espaço do gênero que retrata a história do surfe no Brasil. O acervo, reunido pelo saudoso Telmo Moraes (1952 – 2018), possui mais de 800 pranchas de vários modelos, quilhas de diferentes épocas, roupas de borracha, parafina e troféus, entre tantos outros objetos da cultura praiana.

Fazenda Campos Novos
Fazenda Campos Novos, fundada em 1690 (final do século XVII) pela Companhia de Jesus, foi de fundamental importância na formação da cidade de Cabo Frio entre os séculos XVII e XVIII, sendo o principal complexo agrícola de toda a região do litoral fluminense. Os padres da Companhia de Jesus, eram voltados ao agronegócio com a exploração dos trabalhos de índios e negros.
A Fazenda Campos Novos, se estende por 184 hectares, é uma área de rara riqueza ambiental, pré-histórica e histórica. O prédio da fazenda é uma das poucas construções jesuíticas ainda de pé no território brasileiro.

Feira do Produtor Rural
Feira que acontece no quarto domingo de cada mês ou em datas especiais devido a eventos, das 9h às 15h, no Parque de Exposições da Fazenda Campos e conta com diversos tipos de alimentos vindos diretamente das propriedades agrícolas do município, como hortaliças, frutas, legumes, doces, queijos, entre outros, além de uma programação diversificada com stands de artesanato, música ao vivo e eventos variados.

Fonte do Itajuru
A Fonte do Itajuru abastecia um acampamento de pesca indígena tupinambá, além de fornecer água potável às fortalezas e embarcações europeias. Em 1847, por ordem de D. Pedro II, em visita a cidade, foi construída uma guarita em pedra para protegê-la.
A Fonte tem o teto decorado com azulejos importados marcados com o brasão do Império e, em seus jardins, encontram-se árvores nativas como o pau-brasil e a guabiroba.

Forte São Matheus
Construção histórica portuguesa do século XVII, o Forte São Matheus cumpria um objetivo militar, defendendo a cidade de invasões francesas e holandesas e assegurando a extração de recursos naturais como pau-brasil para os portugueses. Foi construído em pedra e argamassa, utilizando cal e óleo de baleia. É tombado pelo IPHAN e compõe, com a Praia do Forte, um dos mais belos cartões postais do litoral brasileiro.

Horto Municipal
Quem passa pelo local tem a oportunidade de ver uma grande variedade de árvores, plantas e pássaros em um ambiente de contemplação com a natureza. O horto recebe diversos eventos, como exposição de orquídeas e plantas ornamentais, feira de orgânicos, exposição de suculentas, diversas feiras de artesanato com comidas típicas, recreação para crianças, entre outras atividades.

Igreja Nossa Senhora da Assunção
Construída em 1667, em estilo jesuítico, a Igreja Nossa Senhora da Assunção possuí altares em arte barroca. O altar-mor chama a atenção pela riqueza de detalhes e cores vivas. Nele encontra-se a imagem da Padroeira da cidade, esculpida em madeira, em Lisboa e a pia batismal em pedra de lioz, existe poucas no Brasil. A igreja fica aberta à visitação e Missas são realizadas diariamente.

Ilha do Japonês
A Ilha do Japonês é um paraíso ecológico dentro do Parque Estadual da Costa do Sol, com águas calmas e rasas, ideal para relaxar.
No seu entorno encontram-se a Caverna dos Escravos, Praia Brava, Mirante do Papagaio, Farol da Lajinha e Praia Fofa, acessados por trilhas para caminhadas ecológicas, preferencialmente sob orientação de Guias de Turismo especializados ou por Condutores Ambientais.

Morro da Guia e Capela Nossa Senhora da Guia
Do alto do Morro da Guia se tem uma visão panorâmica e privilegiada da cidade. Nele se encontram vestígios do período tupinambá, pedras sulcadas com marcas de amolação de machados e flechas, e o trono do Pajé Tsumé. Encontra-se ainda a Capela de Nossa Senhora da Guia, erguida em 1740, conjunto arquitetônico e religioso de expressiva riqueza.

Palácio das Aguias
O Palácio das Águias é uma das últimas construções existentes da paisagem cultural da antiga Rua Direita. Ele foi construído no final do século XIX e é conhecido por esse nome por possuir três estátuas de águias em sua parte superior, que foram trazidas da França na época da construção. Sua fachada tem traços de arquitetura da época do romantismo, de influência europeia.

Polo Gastronômico da Passagem

Ponte Feliciano Sodré
Inaugurada em 1926, após o desabamento da ponte de ferro, em estilo arquitetônico arrojado, tratava-se do maior vão livre do Brasil na época, o que permitia a navegação dos veleiros de sal pela sua parte central.

Praia Brava
Praia Brava.

Praia das Conchas
Ao lado da Praia do Peró, separada apenas pelo Morro do Vigia, a Praia das Conchas possui seiscentos metros de extensão em formato de uma concha. Possui piscinas naturais formadas entre as rochas e destaca-se pela água cristalina, perfeita para a prática de mergulho. Do alto do costão rochoso, do lado direito, é possível ter uma vista ímpar da junção das Praias das Conchas e do Peró, onde a silhueta forma um coração.

Praia do Foguete
A Praia do Foguete possui uma grande extensão de areia. Excelente opção para quem quer tranquilidade para curtir o sol. Suas águas cristalinas também são muito procuradas por surfistas, kitesurfistas e pescadores.

Praia do Forte
Com 7,5 km de extensão, é a principal praia da cidade. Em seu extremo esquerdo está localizado o Forte São Matheus, construção do século XVII. Na orla encontra-se uma praça de alimentação com modernos quiosques que oferecem grande variedade de petiscos. De mar aberto, a praia é excelente para a prática de esportes náuticos. É um verdadeiro cartão-postal e ponto de encontro de moradores e turistas.

Praia do Peró
Uma das principais praias de Cabo Frio, com extensão de 7km, é point para surfistas em razão das ótimas ondas, mas também há trechos onde o mar é bem tranquilo e perfeito para curtir com as crianças.
Em 2018 conquistou o selo internacional Bandeira Azul, premiação que atesta a qualidade da areia, água, além da facilidade de acesso, mobilidade e segurança. A certificação já foi renovada por três anos consecutivos.

Praia do Siqueira
A Praia do Siqueira, localizada em uma comunidade de pescadores artesanais, faz parte da Lagoa de Araruama e atrai moradores e visitantes para assistirem ao belíssimo espetáculo natural do pôr do sol.

Praia Pontal do Peró
No extremo esquerdo da Praia do Peró, encostada no costão rochoso, possui relevante beleza cênica. É muito recomendada para prática de ecoturismo, pois possui trilhas utilizadas por escravos, onde é possível observar diversas espécies da fauna e da flora, em especial a árvore pau-brasil e o mico-leão-dourado. É recomendado o acompanhamento de um guia de turismo especializado ou um condutor ambiental. A prática do cicloturismo, mergulho e kitesurfe também são comuns no local.

Rua dos Biquínis
A Rua dos Biquínis é um dos pontos turísticos mais frequentados da cidade, oferecendo mais de 100 lojas especializadas em moda praia, fitness e acessórios, formando o maior shopping de moda praia a céu aberto do mundo, segundo o Guiness Book.
No local, é possível encontrar os lançamentos da estação, os mais variados modelos e acessórios, moda plus size, infantil, confecções próprias e exclusivas, dentre outras opções.

Skate Park Allan Mesquita
O Skate Park Allan Mesquita é formado por três opções de pistas: Bowl, Street e SnakeRun. O bowl, como a área de street, de padrões internacionais, colocam Cabo Frio no roteiro mundial das modalidades. Já o snakerun, com função mais recreativa, atinge tanto o skate contemporâneo como o skate mais associado ao surfe, tais como longboards e semilongs.

Solar dos Massa
Típico sobrado do estilo colonial, construído em 1779, em pedra e cal, testemunhou todo o crescimento comercial da cidade e foi tombado por decreto municipal, em 2011, por seu valor arquitetônico, paisagístico e histórico. Atualmente é a sede da Biblioteca Pública Municipal Professor Walter Nogueira, que abriga cerca de 400 livros raros.

Trilha da Caverna dos Escravos
A Caverna dos Escravos é uma relíquia de Cabo Frio. Com cerca de 30 metros de extensão e três metros de altura, é cercada por lendas. Uma das mais conhecidas é a de que foi aberta no tempo do Império para ser usada como depósito de munição. Depois virou local de esconderijo de pessoas escravizadas. Outra lenda conta que a caverna foi aberta para prospecção mineral.
Há relatos de encontros com serpentes na Caverna, por este motivo, sugere-se que antes de entrar, o visitante confira bem o chão para evitar acidentes.
Na Caverna, há presença de morcegos que são frugívoros e não apresentam riscos aos humanos. Pedimos que os mesmos não sejam perturbados, os morcegos têm sentidos aguçados e o barulho dentro da caverna incomoda os animais, por isso, ao adentrar, não faça muito barulho e não posicione a lanterna ou flashes de câmeras e celulares para o teto da Caverna, caso os morcegos voem, apenas abaixe a cabeça e continue.

Trilha da Praia Brava
A Praia Brava, com natureza selvagem, águas claras e agitadas, possui 400 metros de extensão e é cercada por escarpas de 20 metros de altura. Frequentada por surfistas, sendo o fundo de pedra perfeito para a prática do surfe. No lado direito, uma área é reservada para a prática do nudismo.
O Costão Rochoso da Brava constitui um importante campo de estudo na geologia, apresenta rochas escuras denominadas anfibolitos, consideradas um registro de uma crosta oceânica de 620 milhões de anos atrás; além dos diques de basalto (diabásios), evidências raras em termos de preservação do registro da abertura do Oceano Atlântico nesta área, e com idade aproximada de 130 milhões de anos.

Trilha do Farol da Lajinha
O Farol da Lajinha é na verdade um farolete e foi inaugurado pela Marinha do Brasil em 1913, tem a função de sinalizar a entrada de Cabo Frio na Boca da Barra, às embarcações, com capacidade de alcance de até 9 milhas náuticas (14 km) de visibilidade. O nome é relacionado a sua localização, sobre uma laje de pedra natural. É o ponto mais alto do Parque da Boca da Barra, com altitude de 42m.
Do alto do Farolete se tem uma visão privilegiada das Ilhas de Cabo Frio, e de toda a extensão da Praia do Forte, onde pode ser observado uma diversificada avifauna e animais marinhos em rota de migração.

Trilha do Morro do Vigia
O Morro do Vigia oferece uma belíssima vista panorâmica de toda a extensão da Praia do Peró e da Praia das Conchas, sendo ligado ao continente por uma faixa de areia que separa naturalmente estas duas praias.
Conhecido em documentos antigos como Morro do Vigia dos Ingleses, serviu mesmo como ponto de vigia, local utilizado pelos corsários ingleses para vigiar o horizonte marinho a fim de se antecipar a chegada dos navios portugueses.
O nome também está associado à pesca artesanal praticada com canoas e redes, na qual o vigia da pesca fica no alto do morro vigiando o cardume e orientando os pescadores no mar quanto ao lançamento da rede, a direção do cardume e espécies.

Trilha Ponta do Chapéu
A Ponta do Chapéu é um pesqueiro, utilizado por pescadores artesanais da região, com espécies como robalo, anchova e linguado. Desde o local se pode observar quase todas as Ilhas Costeiras de Cabo Frio e uma variedade de aves marinhas.
É possível também observar a vegetação característica da costa: com muitas bromélias e os cactos característicos. A presença do formigueiro do litoral, ave que somente é encontrada aqui, é apreciada em quase todas as visitas ao local. Boa sorte!

Trilha Trans Cabo Frio
A trilha de longo curso TransCaboFrio percorre em sua grande parte as praias do município de Cabo Frio com áreas preservadas de restinga, dunas, lagoas e costão rochoso, além de passar por importantes monumentos culturais tombados pelo IPHAN como o Forte São Matheus (estilizado na pegada da logomarca) e a Fazenda Campos Novos.
É parte integrante da Trilha Oiapoque ao Chuí, da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, que conecta todo o país de norte a sul por meio de suas Unidades de Conservação do Brasil com pegadas amarelas e pretas.
A TransCaboFrio é planejada para ser desenvolvida em 7 (sete) trechos, conforme indicado no mapa abaixo:
As trilhas de longo curso são grandes corredores ecológicos que ampliam a conectividade entre áreas preservadas, garantindo a manutenção da vida selvagem e melhoria de indicadores ecológicos.

Vela e Kite Surf
Barra do Una – na Rasa (Distrito de Tamoios): Uma ótima opção para velejo tanto de windsurfe quanto para kitesurf recebe ventos de nordeste maral (vento vindo do mar) chamado onshore, com ondas pequenas.
Lagoinha do Foguete: Ótimo point para o aprendizado, uma área muito pequena, mas que proporciona um ótimo lazer para os iniciantes, com ventos de várias direções.
Lagoa das Palmeiras: Ótimo point para quem deseja aprender a velejar de barco de pequeno e médio porte. Com águas calmas, ventos de nordeste predominante em nossa região.
Praia do Peró: Um ótimo point para velejo, mas exige um pouco mais de experiência do praticante, a praia recebe ventos de qualquer direção, em destaque o vento sudoeste que proporciona um velejo de luxo, tanto para windsurfe quanto para kitesurf, e com a maré seca tem a opção da prática de Windskate podendo fazer todo a extensão da praia
Praia do Forte / Praia do Foguete: Ótima praia para a prática do velejo para windsurfe e kitesurfe, recebe ventos de todas as direções, indicado para praticantes iniciantes, intermediários e avançados, de acordo com a direção do vento
Com o vento sul e maré seca, também proporciona a prática do windskate